Helsinque: Melhor cidade do mundo para viver

A Finlândia é um país escandinavo, juntamente com Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia. Possui 5,5 milhões de habitantes, a maior parte deles vivendo no sul do país, próximo à capital. Helsinque é a capital e maior cidade da Finlândia, onde vivem 650 mil pessoas, localizada na parte norte do Mar Báltico, um mar interior ou continental. Trata-se do mar de menor salinidade do mundo, quase um lago que recebe um grande volume de água doce do degelo das regiões subpolares e tem apenas uma pequena área de contato com o Oceano, no canal que separa a Dinamarca da Noruega e Suécia.

A Finlândia é conhecida como o “País dos Lagos”. Possui 190 mil lagos e 180 mil ilhas. O país é plano, com poucas elevações, cobertas de taigas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a região foi aliada da Alemanha e teve uma forte atuação contra a União Soviética. Após a derrota da Alemanha, foi forçada a aceitar exigências de reparações e controle, cedendo parte do seu território.

A retomada do comércio com a Europa transformou o país em uma potência industrial. Hoje, possui uma das melhores qualidades de vida do planeta. A educação é de excelência, a melhor da Europa e uma das melhores do mundo. Helsinque é considerada a melhor cidade do mundo para se morar, o conceito se baseia em quesitos como taxas de criminalidade, índices de educação, acesso a transporte e saúde pública, mas também leva em consideração a qualidade do ar, os parques urbanos etc. No verão, a população, que possui uma forte intimidade com o mar, fica na orla até tarde da noite. Aliás, noite que quase não existe.

Se no verão esse é um aspecto positivo, no inverno, o problema é inverso. Temperaturas muito baixas e as noites polares muito longas, com pouquíssimas horas de sol, fazem com que a população quase não saia às ruas. Apesar de toda a qualidade de vida excelente do país e de sua capital, a Finlândia possui um dos mais altos índices de alcoolismo e suicídio do mundo. O governo tenta ao máximo coibir o uso de bebida alcoólica. Proíbe a venda de destiladas em mercados e cobra altas taxas de impostos para esses produtos.

O Mercado Central fica na beira do Golfo da Finlândia e atrai muita gente que passeia por entre as barracas de frutas, verduras e peixes. As pessoas degustam as delícias do lugar, que variam desde morangos a peixes preparados na hora trazidos para o Mercado pelos agricultores e pescadores das redondezas. Próximo ao Mercado fica o Parque Esplanadi, principal ponto de encontro dos moradores de Helsinque, que passeiam pelos jardins e podem assistir a apresentações de artistas de rua que animam os que estão por lá, sobretudo no verão.

Quando ir

A Finlândia possui um clima que varia do temperado oceânico frio ao subpolar. Helsinque fica no Sul e as temperaturas são amenas no verão, mas a alta latitude faz com que o inverno seja bastante frio. A melhor época para viajar a Helsinque é o verão, de junho a setembro. Nesses meses, as temperaturas são amenas durante o dia, com noites agradáveis. Os dias são longos e o turista aproveita melhor o tempo.

Como chegar

VOOS

Não existem voos diretos do Brasil para Helsinque, mas em muitas das grandes cidades europeias pode-se fazer uma conexão direta para a capital da Finlândia. Quem já está nos arredores do Mar Báltico, uma alternativa é ir de Ferry Boat, sobretudo a partir de Estocolmo ou de Tallinn, na Estônia. Confira as ofertas e compre sua passagem aérea para Helsinque com milhas pela Smiles!

 

Hotéis em Helsinque

O centro de Helsinque é, sem dúvida, uma das melhores opções de hospedagem. Por lá, o turista encontra os principais pontos turísticos, como a basílica luterana de Tuomiokirkko, além de ruas comerciais e restaurantes.

Dicas de viagem

Como circular:

as principais atrações de Helsinque estão concentradas no centro e podem ser visitadas a pé. Essa sem dúvida é a melhor forma de conhecer a cidade.

Praça do Senado:

visite a obra-prima construída pelos governantes russos no início do século XIX. No centro, aparece uma estátua do Czar Alexandre II. Num dos lados da praça fica a Catedral de Helsinque, que é Luterana e dedicada a São Nicolau. Em estilo neoclássico, fica no alto de uma escadaria, numa das laterais. As colunas coríntias brancas e as cúpulas verdes são as marcas principais da fachada da Catedral.

Monumento a Sibelius:

conheça o monumento feito com 600 canos prateados que formam ondas e lembra os tubos de um órgão de igreja. Fica no Parque Esplanadi em homenagem ao músico Jean Sibelius, bastante cultuado na Finlândia.

Outros destinos

  • São Petersburgo

    São Petersburgo

São Petersburgo foi capital da Rússia Imperial. Surgiu no início do século XVIII, a partir da decisão do Czar Pedro O Grande em mudar a capital do país, saindo de Moscou para uma nova cidade.

  • Estocolmo

    Estocolmo

Estocolmo é a capital da Suécia, foi fundada no século XIII e fica sobre um conjunto de 14 ilhas, na porção sul do Mar Báltico, ao lado do Lago Mälaren.

  • Oslo

    Oslo

A Noruega é um país de litoral extenso, espremido entre o mar e a cadeia de montanhas dos Alpes Escandinavos, na divisa com a Suécia.

  • Copenhague

    Copenhague

Copenhague é a capital da Dinamarca e maior cidade da Escandinávia, com pouco mais de 2 milhões de habitantes.

Siga nossas redes sociais: