Maceió: O caribe brasileiro

Maceió

Maceió é a capital do estado de Alagoas, um dos menores do Brasil, possui pouco mais de um milhão de habitantes. A orla da cidade é linda. O mar é encantador, tem uma cor verde esmeralda que não deve nada ao azul do caribe.

Um extenso calçadão excelente para caminhadas e prática de exercícios acompanha a orla de Maceió. A primeira praia para quem chega pelo litoral norte é a Jatiúca, onde o verde é mais intenso. É linda de se ver, porém não é a mais recomendada para o banho de mar pois possui muitos corais.

Na sequência vem a Ponta Verde com um belo coqueiral, onde o calçadão fica mais animado, com bares e restaurantes na beira do mar.

Após a Ponta Verde está a Praia de Pajuçara, com feirinha de artesanato, mercado de peixes e mais bares e restaurantes. É daí da Pajuçara que saem os passeios de jangada para as piscinas naturais. Quando a maré está baixa pode-se tomar banho com água na cintura. O mar é uma delícia, a água cristalina cheia de peixes e de corais. O local fica bastante animado. É preciso ficar atento ao horário das marés, pois as jangadas só realizam o passeio nos momentos da maré baixa.

Depois da Pajuçara chega-se à área do porto e a partir daí as praias são poluídas e perdem o atrativo. Continuam lindas, mas não são próprias para banho e ainda convivem com o terminal marítimo da Brasken que embarca produtos químicos derivados da sal-gema, uma das riquezas do estado.

Maceió
Maceió

Na ponta sul da cidade aparece a Lagoa de Mundaú. Existem passeios turísticos na lagoa, que possuem contato com o mar através de muitos canais e ilhas. Na borda das ilhas, um grande manguezal acompanha toda a laguna e faz a festa dos pescadores, pois a biodiversidade é imensa e as possibilidades de peixes, moluscos e crustáceos são muito grandes.

Na margem da lagoa aparece o bairro de Pontal da Barra, onde moram os pescadores e as famosas rendeiras de Maceió. Nos arredores de Maceió, 20 km a sul fica a Praia do Francês, no Município de Marechal Deodoro. É um antigo reduto hippie dos anos 70. Hoje é um local de veraneio e destino de sol e mar bastante agitado. Mesmo não sendo final de semana, no verão, a vila está sempre animada.

Seguindo 5 km mais a sul fica a Barra de São Miguel. O banho de mar é protegido por um extenso recife, que possibilita águas calmas e mornas. O local é ponto de embarque para a Praia do Gunga, que fica a 200 metros daí atravessando a Lagoa do Roteiro. Dá para ir de carro. São 3km mais a sul.

A Praia do Gunga é privativa, fica na ponta de uma fazenda de coco. Existe um mirante na entrada que dá acesso à praia. As fotos lá de cima mostram a imensidão do coqueiral.

O acesso é pago e permitido apenas para quem vai de carro. Não existem caminhos próximos para quem vai a pé. Centenas de carros ocupam o estacionamento da Praia do Gunga e testemunham o sucesso do lugar. Daí é possível fazer passeios de buggy ou de quadriciclo.

O local parece um parque de diversões à beira do mar. Aluguel de Jet Ski, Banana Boat, Paraglider, e outras delícias, com uma praia maravilhosa.

Maceió, apesar de pequena, possui uma boa rede hoteleira e excelentes restaurantes como o Wanchaco, de culinária peruana e o Maria Antonieta de cozinha italiana.

Fotos: Joaquim Nery

5 jeitos de viver Maceió

Alguns segredos para você não apenas viajar, mas também viver a capital alagoana.

Quando ir

Para aproveitar o tempo firme na cidade, uma boa opção é viajar para Maceió em novembro, mês seco que não está em altíssima temporada. Antes de embarcar para a região, lembre-se de pesquisar se o local está em época de maré baixa, requisito essencial para conseguir realizar os passeios nas piscinas naturais.

Como chegar

VOO

O aeroporto de Maceió possui uma pequena oferta de voos. Como a cidade está relativamente próxima de Recife, pode-se utilizar o aeroporto desta cidade como alternativa para chegar a Maceió.

Hotéis em Maceió

Os bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são bairros que apresentam boas opções de hotéis e pousadas. Além disso, vale reforçar que a cidade tem uma boa rede hoteleira e com bons preços.

Dicas de viagem

Recife fica aproximadamente 250 km de Maceió. As estradas não são tão boas. A BR 101 vai pelo interior e a AL 101 pelo litoral. Esta é sinuosa, mal sinalizada, porém mais bonita. Deve-se evitar viajar à noite. Em alguns trechos como Salinas de Maragogi e São Miguel dos Milagres a visão do mar verde esmeralda compensa a viagem.

Como Maceió é uma cidade pequena e destino de sol e mar, as principais atrações estão na orla, que pode ser percorrida a pé. Para lugares mais distantes a melhor opção é alugar um carro.

O litoral de Alagoas é quente o ano inteiro, porém chove de maio a julho. Se puder escolher é melhor fugir desses meses. Quando for planejar uma viagem para Maceió, procure os períodos das luas cheia e nova, quando a maré vazia baixa bastante, é melhor para acessar as piscinas naturais. O verão é ensolarado e maravilhoso.

Outros destinos

  • Recife

    Recife

Frevo, praia, Maracatu, história, culinária de dar água na boca, Carnaval e arte: Recife tem tudo isso e ainda vai além!

  • Natal

    Natal

Natal tem aquele clima tropical com coqueiros, dunas de areia, falésias e, para completar, um mar enorme com tons verdes e azuis de encher os olhos!

  • Florianópolis

    Florianópolis

Apesar da cidade começar no continente, é atravessando a ponte que você percebe que chegou em Florianópolis.

  • Fortaleza

    Fortaleza

Fortaleza tem de tudo para você curtir cada momento: a vibração da cidade, a beleza das praias que só encontramos no nordeste.

Siga nossas redes sociais: