Morro de São Paulo e Costa do Dendê: Praias paradisíacas no sul da Bahia

Morro de São Paulo e Costa do Dendê

A Costa do Dendê fica na Bahia, um pouco a sul de Salvador. Os destaques da região são as praias paradisíacas com uma boa infraestrutura turística, da Ilha de Tinharé onde fica o Morro de São Paulo, um dos lugares mais encantadores do litoral da Bahia. Até 20 anos atrás era um lugar bucólico e pacato, conhecido apenas pelos baianos. Sofreu intervenções urbanas que valorizaram a região e a tornaram mais atraente para turistas do Brasil e do mundo. O lugar é agitado e cheio de pousadas, restaurantes e lojas, possuindo uma vida noturna animada, sobretudo no verão.

As ruas que antes eram de barro ganharam um revestimento e, no caminho das praias, uma passarela de madeira liga as três primeiras. As praias são denominadas em sequência sempre foram um dos charmes do Morro de São Paulo: primeira, segunda, terceira e quarta praia. Isso servia para orientar os hippies e campistas que acampavam por lá na década de 70.

Morro de São Paulo e Costa do Dendê
Morro de São Paulo e Costa do Dendê

A Primeira Praia é pequena e fica na parte baixa da vila. A Segunda Praia é o centro do agito. Nas noites de verão, ela fica cheia de barracas que preparam drinks exóticos, como coquetel no fruto do cacau e outras delícias típicas.

A Terceira Praia já é um pouco mais tranquila, extensa e muito mais bonita do que as anteriores. Do cais até lá só dá para ir a pé. A partir da Terceira Praia, pode-se alugar charretes para chegar à Quarta Praia, que já é mais distante da vila e menos ocupada.

Quem fica hospedado nos hotéis mais distantes precisa pegar um “shuttle bus”, com saída e retorno de uma em uma hora. A estrada esburacada até a vila não é confortável, mas combina com o astral do lugar. Os únicos carros que existem em Morro de São Paulo pertencem às pousadas, hotéis e outros serviços.

Mais para o sul, a partir da Quarta Praia, aparece a Quinta Praia ou Praia do Encanto, a única entre elas que tem nome alternativo. Mais a sul do Morro de São Paulo, a apenas 20 minutos de barco, ainda na Ilha de Tinharé, fica a Praia de Garapuá. É uma grande enseada, cercada por coqueiral e delimitada por manguezais. Na realidade, é um pequeno povoado de pescadores, frequentado por um número muito reduzido de visitantes e veranistas. O local não possui muitas pousadas. O turismo é feito apenas por quem faz passeios de barco a partir do Morro de São Paulo e isso ajudou a preservar Garapuá.

Quando ir

A Costa do Dendê, pertinho de Salvador, pode ser visitada em qualquer época do ano. O verão é mais agitado e as vilas costumam estar cheias. As chuvas estão mais concentradas entre abril e julho, mas nada que dificulte ou impeça a viagem. As águas são sempre quentes e o banho de mar excepcional.

Como chegar

VOO

O Morro de São Paulo fica a aproximadamente 250 km de Salvador, seguindo de carro ou de ônibus até Valença de onde se pega um barco para a ilha. A outra opção é ir de catamarã a partir de Salvador, em um percurso de aproximadamente 2 horas, ou em avião, que faz o trajeto em 25 minutos. Existem agências de viagens que fazem o transfer de Salvador para o Morro de São Paulo com qualquer uma das três modalidades.

Hotéis em Morro de São Paulo e Costa do Dendê

Em Morro de São Paulo, as maiores ofertas de hotéis e pousadas estão na Primeira, Segunda e Terceira Praias. Quem tem perfil mais festeiro, a pedida certa é se hospedar na Segunda Praia. Aos que gostam de sossego, devem procurar pela Quarta ou Quinta Praia. Já na Terceira Praia, você deve encontrar um misto de tranquilidade e boa localização.

Dicas de viagem

Como circular:

a vila do Morro de São Paulo é pequena e deve ser percorrida a pé. Os carros são raros e restritos aos hotéis e outros serviços. Garapuá fica também na Ilha de Tinharé e pode ser alcançada de carro, por meio de transportes alternativos que fazem a ligação entre as duas vilas. Os passeios que levam às praias de Boipeba e Moreré precisam ser alcançadas de barco. Essa também é uma alternativa para Garapuá.

Ilha de Boipeba:

a ilha fica ao lado da de Tinharé. Uma está separada da outra por um canal de rio. Nessa região, está localizada a Praia de Moreré, uma das joias do litoral brasileiro. Trata-se de uma enseada de águas mornas e calmas, cercada de recifes que formam um incrível conjunto de piscinas naturais proporcionando um banho de mar excepcional e relaxante, onde se pode praticar “snorkel” e mergulho com garrafa. Saindo da Praia de Moreré, chega-se de barco ao pequeno vilarejo de Boipeba, um povoado de pescadores, mas que tem infraestrutura, com pousadas e restaurantes.

Praia de Garapuá:

quem chega a essa praia, pode se deliciar com a gastronomia local. Na Barraca do Léo, pode-se degustar uma “lambreta” dos deuses. A “lambreta” é uma maravilha exclusiva da culinária baiana. Um molusco comum nos mangues do litoral baiano, dizem que tem propriedades afrodisíacas. As “lambretas” de Garapuá são famosas e imperdíveis para quem visita o lugar.

Outros destinos

  • Salvador

    Salvador

Quem visita a capital baiana, que carrega o título de primeira do Brasil, não consegue ignorar toda a carga histórica que possui cada rua, casarão e ponto turístico.

  • Litoral Norte da Bahia

    Litoral Norte da Bahia

O Litoral Norte da Bahia é um dos lugares mais encantados da costa brasileira e um dos mais visitados do país.

  • Aracaju

    Aracaju

No meio do caminho entre Salvador e Maceió, Aracaju em nada deve às vizinhas quando o assunto são praias paradisíacas e piscinas naturais.

  • Litoral Sul de Alagoas

    Litoral Sul de Alagoas

O Litoral Sul de Alagoas possui um conjunto de praias belíssimas, com águas mornas de cor esmeralda.

Siga nossas redes sociais: