Tóquio: Metrópole do sol nascente

Tóquio

O Japão é formado por mais de 6 mil ilhas, sendo que 4 delas são as principais: Honshu, Kiushu, Hokaido e Shikoku. Possui 127 milhões de habitantes e uma grande densidade demográfica. Tem uma das maiores taxas de longevidade do mundo e continua sendo a terceira maior economia do planeta.

Tóquio é a capital e possui 10 milhões de habitantes. Entre os principais pontos de visitação, destaca-se o magnífico Santuário Xintoísta Meiji. Na entrada, um grande pórtico sagrado, o Torii, formado por dois postes verticais e uma trave horizontal, geralmente feito de madeira ou de pedra. Ao lado do pórtico existem vários barris de saquê, que estão ali para serem abençoados pelos deuses.

A religião Xintoísta é mais antiga do que o budismo e é praticada sobretudo no Japão. É animista e politeísta, cultua os valores da natureza como montanhas, rios, raios, trovões, ventos, ondas, árvores e rochas. Num país fustigado por fenômenos naturais agudos como terremotos, tsunamis, vulcões e tufões, o xintoísmo é oportuno. 80% dos japoneses praticam a religião xintoísta, mas, ao mesmo tempo, são budistas e cristãos. Os japoneses nascem como xintoístas, casam-se como católicos e morrem como budistas, para aproveitar o que existe de melhor em cada religião. Hoje, o país defende a liberdade religiosa.

Tóquio
Tóquio

Nos arredores do Templo Budista Sensoji fica a rua Nakamise Dori, uma enorme feira de artesanatos, quinquilharias e comidas. Ali você pode comprar boas lembranças do Japão e suvenires dos mais diversos tipos: sombrinhas, quimonos, etc.

O centro frenético de Tóquio fica no bairro de Ginsa, a principal e mais famosa avenida da cidade, uma espécie de 5a. Avenida oriental. Em Ginza, são inúmeras as lojas de departamentos e escritórios comerciais.

A Rua Takeshita é famosa pela presença constante de jovens com cabelos e roupas extravagantes e coloridas. É exclusiva para pedestres e milhares de pessoas estão circulando por lá o tempo inteiro. As lojas são pequenas, com uma grande variedade de estilos e trazem a vanguarda da moda jovem do Japão. É um sucesso para jovens e adolescentes descolados de cabelos coloridos.
Os letreiros coloridos de Tóquio criam uma atmosfera futurista e imponente para a cidade. Os jovens com roupas exóticas e minissaias supercurtas circulam freneticamente para cima e para baixo.

Quando ir

Tóquio possui um clima temperado com quatro estações bem definidas, mas nenhuma delas possui temperaturas extremas, portanto, pode ser visitada em qualquer época do ano. Se puder escolher, uma dica é ir no início da primavera, quando acontece a floração das cerejeiras, um dos símbolos do Japão. A floração se dá num período curto, no final de março e início de abril.

Como chegar

VOOS

Tóquio é seguramente um dos lugares mais distante para se alcançar a partir do Brasil. Não existem voos diretos, porém, muitas opções com conexões podem ser feitas a partir da Europa, Estados Unidos, América Latina ou Ásia. O Aeroporto Internacional de Narita é o mais importante para voos internacionais e fica a 70 km de Tóquio. O Aeroporto Internacional de Haneda fica a 20 km, é mais próximo, maior, mas opera sobretudo com voos locais e companhias aéreas japonesas. Do aeroporto para a cidade você pode ir de ônibus executivo, trem ou táxi.Para entrar no Japão, é necessário um passaporte com visto válido para o período que você vai viajar.

Hotéis em Tóquio

Uma das melhores regiões para se hospedar é em Shinjuku, que conta com lojas, shoppings, restaurantes e ainda é a pedida certa para quem gosta da vida noturna. Se você escolher um hotel na área central da cidade, perto da Tokyu Station e de Ginza, encontrará com muita facilidade transporte para toda a cidade.

Dicas de viagem

Como circular:

o metrô de Tóquio é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para o de Nova York e o de Londres e muito simples de ser usado. A linha de Ginsa é a mais importante, sobretudo para turistas. Na hora do “rush”, é famoso pela grande quantidade de pessoas que entram nos vagões. Existem funcionários nas estações do metrô, cuja função é ajudar os passageiros empurrando-os com calma, mas entupindo os vagões.

Templo Budista Sensoji:

visite o templo mais pitoresco de Tóquio, construído em homenagem à Deusa Kannon. É um lugar de peregrinação e recebe anualmente cerca de 20 milhões de visitantes.

Rua Omotesando:

dê um pulo na região, que é bastante arborizada e cheia de lojas de grifes. Ela é conhecida como a Champs-Élysées de Tóquio, cheia de lojas chiques, com vitrines antenadas, um excelente lugar para passear. As lojas de luxo estão todas lá: Chanel, Dior, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Prada, etc.

Outros destinos

  • Pequim

    Pequim

Pequim, ou Beijing, como os chineses costumam chamar, é a capital da China, uma gigante de 14 milhões de habitantes.

  • Londres

    Londres

Algumas cidades no mundo habitam um lugar tão especial no imaginário das pessoas que a simples menção do seu nome já causa uma sensação positiva.

  • Genebra

    Genebra

Genebra aparece tímida entre outros destinos europeus, mas é convidativa de formas muito singulares.

  • Viena

    Viena

O passado da Áustria está ligado ao Império Austro-Húngaro. Os palácios e monumentos arquitetônicos do país são testemunhas da força e poder do Império dos Habsburgo.

Siga nossas redes sociais: