Zanzibar: Mistura de culturas, cores e sabores

Zanzibar

O arquipélago de Zanzibar fica na costa da Tanzânia, no Oceano Índico. Ele é formado por duas ilhas maiores, Zanzibar e Pemba, e dezenas de outras menores. Foi um porto estratégico na circulação de especiarias e nas rotas comerciais para mercadores árabes, entre Europa e Ásia. A região funcionou também como porto de exportação de escravos, a princípio para os países do Oriente Médio e Europa e, posteriormente, para a América. Hoje, Zanzibar é um território semiautônomo que apesar de pertencer à Tanzânia, tem alguma autonomia e elege o seu próprio presidente.

Zanzibar possui uma incrível mistura de culturas, cores e sabores. Com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, é um território majoritariamente muçulmano e as burcas ou véus coloridos estão por todos os lados, convivendo com turistas descolados ávidos pelo mar de azul profundo. A capital é a pequena e antiga cidade de Stone Town, um Patrimônio Histórico da UNESCO. Um tour pela cidade é muito simples. O mercado local se assemelha às feiras do Nordeste brasileiro.

Zanzibar
Zanzibar

Nos prédios coloniais a influência da arquitetura árabe é bastante forte. A antiga prisão onde ficavam os escravos antes de embarcarem para os países do Novo Mundo foi transformada em mercado de artesanatos.

Stone Town é apenas o início da viagem. O que se quer, de fato, é conhecer as praias encantadoras. Para isso, é preciso pegar a estrada e viajar para o norte da Ilha de Zanzibar, onde ficam as praias mais bonitas, na região de Nungwi, 60 km a norte de Stone Town, na ponta da ilha (são duas horas de viagem). Na estrada, é comum que os carros sejam parados em algumas barreiras do exército, o que nos mostra que a situação política em Zanzibar continua tensa.

Em Nungwi, ficam as praias mais lindas, aquelas que têm um mar azul turquesa e areia excessivamente branca. A região possui várias alternativas de hospedagens. Desde grandes resorts até pequenas pousadas com preços mais acessíveis. A partir e lá é possível fazer mergulho com cilindro ou snorkel nos corais. O azul espetacular tem a areia da praia como uma moldura branca perfeita.

Quando ir

O clima de Zanzibar é tropical e úmido. Quente o ano inteiro, a região não oscila na temperatura entre as estações do ano, portanto, pode ser visitada em qualquer época. As praias estarão sempre disponíveis e acessíveis. Chove um pouco mais no outono, entre abril e maio, mas nada que possa atrapalhar a viagem.

Como chegar

VOOS

Uma viagem a Zanzibar começa com pequenas aventuras até a chegada. Não existem voos diretos a partir do Brasil. A forma mais fácil de chegar é fazendo duas conexões, uma em Joanesburgo, na África do Sul, e outra em Dar Es Salaam, a capital da Tanzânia. Muitos viajantes, porém, vão a Zanzibar como uma extensão de programas de safari envolvendo o Quênia e/ou a Tanzânia. Nesse caso, existem mais opções de voos partindo de Nairobi no Quênia, Dar Es Salaam, Kilimanjaro ou Arusha na Tanzânia. Confira as ofertas e compre sua passagem aérea para Zanzibar com milhas pela Smiles!

Hotéis em Zanzibar

Para conhecer a história de Zanzibar, considere hospedar-se em Stone Town, área da cidade que conta com museus, igrejas e diversos hotéis. Na costa leste, há opções de resorts para conhecer as praias paradisíacas da região.

Dicas de viagem

Como circular:

em Zanzibar, as distâncias são longas e as estradas não são boas. Dirigir é uma tarefa árdua e não recomendada. Além disso, existem muitas barreiras policiais nas estradas, o que pode trazer algum desconforto para turistas que queiram alugar carros. O ideal é contratar um pacote turístico com os deslocamentos já incluídos. Stone Town é uma cidade pequena e os principais pontos de interesse devem ser percorridos a pé. Caso precise de algum deslocamento mais distante, use os táxis contatados pelos hotéis.

Terra natal de Freddie Mercury:

Zanzibar é a terra natal de Freddie Mercury e isso aumenta o conteúdo poético da viagem. Procurar a casa onde ele nasceu é um dos programas a serem feitos.

Pingwe Beach:

a praia fica 60 km a leste de Stone Town e mais a sul que Nungwi. Tem como características marcantes o mar azul turquesa e areia branca. O restaurante The Rock, pequenino e construído sobre um rochedo, é uma das paisagens mais divulgadas da ilha. A praia é famosa pela prática de esportes náuticos, mergulho com cilindro, snorkel, mas sobretudo do Kite Surf, impulsionado pelos excelentes ventos da região.

Outros destinos

  • Joanesburgo

    Joanesburgo

Joanesburgo não é a capital da África do Sul, mas é a sua maior cidade.

  • Windhoek

    Windhoek

A Namíbia fica na porção sul do continente africano, entre Angola e África do Sul.

  • Abu Dhabi

    Abu Dhabi

Abu Dhabi é a capital federal dos Emirados Árabes Unidos, uma confederação de sete emirados localizados no Oriente Médio, na entrada do Golfo Pérsico, que possui uma grande autonomia.

  • Dubai

    Dubai

Os Emirados Árabes Unidos estão localizados no Oriente Médio, na entrada do Golfo Pérsico.

Siga nossas redes sociais: