Bangkok: Tradição e modernidade lado a lado

Bangkok

A Tailândia fica no Sudeste da Ásia, na zona intertropical do hemisfério norte, possui um clima tropical em toda a sua extensão. Sofre influência das fortes chuvas de monções, que acontecem no verão, entre junho a agosto.

Bangkok é uma cidade relativamente jovem. Foi construída no século XVIII para ser a capital da Tailândia.

Uma das visitas obrigatórias e mais emocionantes de Bangkok é o Wat Sukhothai Traimit, em China Town. É um dos muitos templos budistas da cidade e a sua grande atração é o Buda de Ouro, o maior buda em ouro maciço que existe no mundo.

No século XIII os birmaneses invadiram o Reino de Sião. Os monges que cuidavam do Buda de Ouro o cobriram de barro, para proteger o tesouro. Assim ele ficou, por aproximadamente 600 anos. Na década de 50, o Buda caiu, quebrou a cabeça de barro e o brilho do ouro apareceu. Descobriu-se que por dentro do Buda de barro havia um outro com 5 toneladas de ouro maciço.

O maior conjunto de templos de Bangkok fica no Wat Phra Kaeo, construído no século XVIII para marcar a fundação da cidade, como a nova capital do Reino de Sião. O complexo foi construído para abrigar o pequeno Buda de Jade, um dos mais importantes e venerados da Tailândia e fica anexo aos palácios imperiais.

Bangkok
Bangkok

O Palácio Imperial foi a residência oficial dos reis da Tailândia até 1946. Hoje em dia ainda são realizadas muitas das cerimônias oficiais do país.
No conjunto de templos Wat Pho está localizado a impressionante e gigantesca imagem do Buda Reclinado. Possui 46m de comprimento e 15m de altura. O Buda aparece deitado e é todo folheado a ouro com os pés decorados com incrustações de madrepérola.

O Wat Arun é o maior símbolo de Bangkok. Forma um belo complexo nas margens do rio Chao Phraya. É o maior de todos os templos de Bangkok. Toda a decoração é feita a partir pedaços de porcelanas quebradas, produzindo um colorido especial. A torre mais alta possui 79m de altura. Subindo as escadarias se tem uma bela vista da cidade e do rio.

O rio Chao Phraya é a principal artéria de Bangkok. Um grande complexo de rios e canais que justificam o apelido de a Veneza do Oriente, possuindo, inclusive um sistema de transporte popular no estilo dos vaporettos da cidade italiana.

Do Chao Phraya se tem uma bela vista e fica evidente o contraste entre a parte histórica e os prédios modernos de uma cidade que cresce muito rapidamente.

A infraestrutura turística de Bangkok é uma das melhores do sudeste da Ásia. Grandes e bons hotéis e excelentes restaurantes atendem a públicos diversos, inclusive aos mais exigentes.

Quando ir

A melhor época para visitar Bangkok é do final de novembro até meados de fevereiro, quando as temperaturas não estão tão altas e a ocorrência de chuvas é menor. No verão (junho a setembro) acontecem as chuvas de monções que podem atrapalhar a viagem pois são intensas. Roupas confortáveis e um bom tênis para andar pela cidade não podem faltar na mala. Fique atento ao fato de que é proibido entrar nos templos budistas vestindo roupas acima do joelho, blusas sem manga e/ou muito decotadas.

Como chegar

VOO

Não há voos diretos do Brasil para Bangkok, a melhor opção é seguir com voos de conexão através da Europa. O passaporte deve ter, pelo menos, seis meses de validade e não é preciso visto para entrar na Tailândia se a permanência for de até 90 dias. É exigido a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIV) com imunização válida para a febre amarela. Ao desembarcar no aeroporto, vá direto ao balcão de controle sanitário, pois sem o carimbo validando o certificado não conseguirá entrar no país.

Hotéis em Bangkok

Banglamphu é uma área conhecida como a avenida dos mochileiros. Por lá, há uma grande variedade de hotéis menores, com boa estrutura e bom preço. Quem deseja se hospedar em uma região próxima aos famosos shopping centers pode optar pela Pathum Wan.

Dicas de viagem

Como circular:

as intervenções urbanas, como avenidas elevadas e o sistema de transporte Sky Train, que foram introduzidos na década de 80, tentam amenizar o caos do trânsito terrível de Bangkok, porém sem muito sucesso. Os engarrafamentos são constantes. Caso prefira táxi, opte pelos oficiais com cobrança da tarifa através dos taxímetros.

Turismo:

um dos locais mais visitados da Tailândia é o Mercado Flutuante de Damnoen Saduak, 100 km ao sul de Bangkok. Para chegar ao mercado, passa-se por um labirinto de canais cercado por palafitas, numa cena única e bastante típica, até chegar ao Mercado Flutuante. Existem dezenas de pequenos barcos de madeira, a maioria movidos a remo por mulheres que vão até Damnoen Saduak para vender de tudo: frutas, comida, peixes, plantas, roupas, entre outros.

Gastronomia:

não deixe de comer o famoso Pad Thai, macarrão de arroz com camarões, queijo tofu, ovos e condimentos, como alho e pimenta. Experimente também a Sen Lek, uma sopa produzida com pedaços de porco, brotos de feijão cozidos.

Outros destinos

  • São Francisco

    São Francisco

A cidade berço de um dos mais famosos empreendimentos conhecidos na atualidade.

  • Santiago

    Santiago

Santiago tem um contraste moderno e histórico em um cenário com ar europeu e ritmo latino.

  • Gramado

    Gramado

Se sua viagem dos sonhos é para a Europa, que tal se deixar envolver por um pedacinho desse destino sem precisar ir muito longe?

  • Buenos Aires

    Buenos Aires

Se você sonha em conhecer um destino internacional incrível, Buenos Aires pode ser a escolha perfeita.

Siga nossas redes sociais: