Coimbra: Construções históricas e berço de estudantes

Portugal fica no extremo oriental do continente europeu: possui um clima temperado oceânico com um índice de insolação médio, maior que o restante do continente, e pode ser visitado em qualquer época do ano. O país, apesar de pequeno, possui uma grande variedade de paisagens, que se constata em curtas viagens para qualquer direção. A história ligada aos Grandes Descobrimentos, a gastronomia e os excelentes vinhos completam os atrativos de Portugal.

Coimbra fica a 200 km de Lisboa, a capital do país. É uma das cidades mais antigas de Portugal e já foi sede do governo português de 1139 a 1256 – mas se tornou mundialmente famosa por possuir a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais ilustres do mundo. A Universidade foi fundada em Lisboa, em 1290, por D. Dinis, e transferida definitivamente para Coimbra, em 1537. Possui diversos cursos, porém, o de Direito é o mais famoso, funciona no antigo Palácio de D. Afonso desde o século XVI.

No conjunto de edifícios da Universidade de Coimbra, chama a atenção o grande portão de ferro que dá acesso à famosa Faculdade de Direito e ao pátio da Universidade. A Via Latina e a Capela de São Miguel, que funcionou como igreja do Paço Real, são algumas atrações do complexo, mas a maior de todas é a luxuosa Biblioteca Joanina, do século XVIII, revestida de ouro e jacarandá, que guarda mais de 250 mil livros.

Coimbra fica espalhada pelas margens do Rio Mondego e possui colinas que caracterizam uma Cidade Alta e uma Cidade Baixa, como Lisboa e Salvador. No alto, fica a parte histórica, com a Universidade, as catedrais e o museu.

A cidade é antiga e jovem ao mesmo tempo, e esse contraste faz parte do charme de Coimbra. Os monumentos e a arquitetura antiga contrastam com a grande quantidade de jovens nas ruas, em função das universidades. Apesar das construções históricas, 50.000 jovens enchem as ruas da cidade todos os anos e lotam as salas de aula da sua famosa Universidade.

O prédio da Universidade fica no alto da colina que emoldura Coimbra e possui uma grande torre com traçado de coruja, visível desde a estrada, que é o símbolo da sabedoria. Os sinos do relógio da torre convocam os alunos para as aulas todos os dias desde 1733.

Além do papel histórico, Coimbra é considerada uma das mais importantes cidades portuguesas. Sua localização estratégica, no centro de Portugal, a meio caminho entre Lisboa e o Porto, além da presença da Universidade e de uma grande população jovem flutuante, atraem empresas e serviços que disponibilizam uma grande infraestrutura, sobretudo nas áreas de educação e saúde.

Desde o século XII, quando foi capital de Portugal, Coimbra ganhou uma grande quantidade de edifícios históricos, que acabam impondo alguma sobriedade à alegria jovem que enche os bares da cidade todos os dias. Esse contraste entre o velho e o novo é uma das suas marcas registradas.

Quando ir

Portugal tem clima temperado oceânico com temperaturas amenas. O inverno não é tão frio quanto outros países europeus e o verão pode esquentar, mas também não é dos mais quentes do continente. Coimbra pode ser visitada em qualquer época do ano. No verão, a cidade é mais alegre, animada e os dias são mais longos.

Como chegar

VOOS

Para chegar a Coimbra você precisa partir de Lisboa ou do Porto. Essas são as únicas cidades portuguesas atendidas por voos diretos do Brasil. São 200 km de Lisboa e 125 km do Porto que podem ser percorridos facilmente de trem ou de carro alugado, por excelentes estradas pedagiadas. Confira as ofertas e compre sua passagem aérea para Lisboa ou Porto com milhas pela Smiles!

 

Hotéis em Coimbra

O centro de Coimbra, também chamado de região Baixa, é uma das melhores opções de hospedagem. Por lá, os turistas encontram lojinhas, ruas antigas e casas com a verdadeira essência de Coimbra. Procure por hotéis próximos à Praça do Comércio, região mais movimentada durante à noite. Quem busca uma área tranquila e com belas vistas pode se hospedar às margens do Rio Mondego.

Dicas de viagem

Como circular:

Coimbra é uma cidade pequena e os principais pontos de interesse do centro histórico podem e devem ser percorrido a pé. A cidade possui um relevo acidentado e o desnível entre a parte Baixa e a Alta pode criar alguma dificuldade. O transporte público é excelente e seguro. Os táxis podem ser uma boa opção para distâncias maiores.

Universidade de Coimbra:

não deixe de visitar uma das universidades mais antigas do mundo, fixada em Coimbra em 1537.

Monumentos históricos imperdíveis:

conheça os importantes monumentos da cidade, como as duas Catedrais da Sé, a nova e a velha, e os Dois Conventos de Santa Clara, o novo e o velho.

Outros destinos

  • Lisboa

    Lisboa

Lisboa fica num dos pontos mais avançados da Europa em direção ao ocidente. Foi daí que saíram as expedições de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

  • Porto

    Porto

Apesar de ser a segunda maior cidade de Portugal, com cerca de 240 mil habitantes, um dos principais charmes de Porto, ao norte do país, é seu clima de vilarejo.

  • Sevilha, cordoba e Granada

    Sevilha, cordoba e Granada

A região da Andaluzia no sul da Espanha possui uma forte influência moura, visível na arquitetura e costumes próprios.

  • Málaga

    Málaga

A região da Andaluzia fica na ponta sul da Espanha e traduz a essência do país.

Siga nossas redes sociais: