Hong Kong: Beleza e caos

Hong Kong é um Território Autônomo que pertence à China, mas tem uma gestão própria e independente. Os ingleses adquiriram o território de Hong Kong após a Primeira Guerra do Ópio. Foi uma indenização de guerra, mais tarde, após a Segunda Guerra do Ópio, adquiriram a Península de Kawloon e depois alugaram uma área anexa, denominada de Novos Territórios.

No acordo firmado entre ingleses e chineses estava previsto a devolução de Hong Kong à China em 1997, quando a colônia foi transformada num território autônomo, mas com forte influência chinesa, por mais 50 anos. O território é formado pela Ilha de Hong Kong, a Península de Kawloon, que fica em frente, a área dos “Novos Territórios” e dezenas de ilhas menores na baía de Hong Kong. Possui um território pequeno e uma população com mais de 7 milhões de habitantes. É uma cidade vertical de enorme densidade demográfica e espremida entre prédios e montanhas.

Hong Kong é bonita de se ver: do mar, das montanhas e do alto dos prédios. Internamente tem uma urbanização caótica. Localizado a 552 metros de altitude, o Pico Vitória é a mais alta colina da cidade. Originalmente uma área exclusiva de residência dos ingleses, políticos e ricos comerciantes. Ainda hoje é o local escolhido pelos milionários da cidade e o melhor lugar para se viver. Do alto do Pico Victória existem vistas maravilhosas da baía de Hong Kong e dá para compreender a geografia do lugar.

O Porto Aberdeen é onde moram centenas de pescadores dentro dos seus barcos. A sensação que se tem em Aberdeen é de que o tempo parou há alguns anos. Os pescadores vivem em condições ainda primitivas e educam os seus filhos com dialetos locais. Muitos barcos são estruturados como residências. O bairro de Causeway Bay concentra um comércio frenético e ativo, que se mistura à venda informal de produtos piratas. O turista é abordado a todo momento por pessoas que intermediam a comercialização de produtos de origem duvidosa.

Os Star Ferry são antigos ferry-boats do século XIX, que fazem a travessia entre Kowloon e a Ilha de Hong Kong. É uma programação turística que vale a pena. Dá para ver os dois horizontes de Hong Kong, com os arranha-céus dominando a paisagem, tanto de dia como à noite. O desembarque na ilha se dá no Central District, o centro financeiro da cidade, onde destaca-se o edifício IFC, International Finance Centre, com os seus 88 andares e 415 metros de altura, que está entre os dez maiores arranha-céus do mundo.

Quando ir

Hong Kong fica em uma área de clima temperado oceânico com temperaturas amenas o ano inteiro. No inverno esfria um pouco, mas raramente a temperatura alcança 10 graus. O verão é quente e muito úmido. Nesse período podem ocorrer chuvas fortes influenciadas pelas monções e também aparecer os tufões. O clima não inviabiliza a viagem em nenhuma época do ano.

Como chegar

VOOS

Não existem voos diretos do Brasil para Hong Kong. Opções com conexão saem de várias cidades europeias, asiáticas e Estados Unidos. A viagem é muito longa, pois Hong Kong fica “do outro lado do mundo”. Confira as ofertas e compre sua passagem aérea para Hong Kong com milhas pela Smiles!

 

Hotéis em Hong Kong

A área da estação Causeway Bay é uma boa opção para hospedagem. Por lá, há diversos comércios, restaurantes e shoppings. Outra boa pedida é a região da estação de Wan Chai, que oferece fácil acesso à toda cidade e fica movimentada durante o dia e mais calma durante à noite.

Dicas de viagem

Como circular:

o sistema de metrô é eficiente e de fácil orientação, pois as placas de sinalização estão escritas também em inglês. Caso você decida optar pelos táxis, é importante atentar para o fato de que nem todos os motoristas falam inglês, por isso, é fundamental ter o endereço do hotel ou dos lugares para onde se quer ir, escritos num papel. É a forma mais fácil de comunicação.

Templo:

na praia da Baía Repulse fica o maravilhoso templo multireligioso, dos pescadores de Hong Kong, dedicado às religiões budista, confucionista e taoista ao mesmo tempo. Existem dezenas de imagens coloridas homenageando as três religiões. O fato de estar à beira mar completa o charme do lugar.

Passeio de barco:

faça esse passeio pela baía de Hong Kong para ver o show de luzes. Além disso, o Sky Line da cidade iluminado é uma excelente oportunidade para boas fotos.

Outros destinos

  • Xangai

    Xangai

Xangai é a maior e mais moderna cidade da China. Fica na costa leste do país, na margem do Rio Huangpu, no delta do Yang-tsé-Kiang.

  • Pequim

    Pequim

Pequim, ou Beijing, como os chineses costumam chamar, é a capital da China, uma gigante de 14 milhões de habitantes.

  • Tóquio

    Tóquio

O Japão é formado por mais de 6 mil ilhas, sendo que 4 delas são as principais: Honshu, Kiushu, Hokaido e Shikoku.

  • Bangkok

    Bangkok

A Tailândia fica no Sudeste da Ásia, na zona intertropical do hemisfério norte, possui um clima tropical em toda a sua extensão.

Siga nossas redes sociais: